Arroz com Feijão

Você não encontrará em nenhum livro de história creditando aos negros africanos a paternidade do hábito de comer arroz com feijão em todo o continente americano.

Na enciclopédia livre Wikipédia diz. "Arroz com feijão é o nome dado a um prato típico do Brasil. Essa receita não tem uma origem certa, mas a hipótese mais aceita é a de que seria fruto de uma combinação do arroz (de origem oriental) trazido pelos portugueses ao Brasil com o feijão, que já seria consumido no Brasil pelos índios. Alguns autores apontam o Brasil como o primeiro país a cultivar esse cereal no continente americano. O arroz era o "milho d'água" (abati-uaupé) que os tupis, ainda muito antes de conhecerem os portugueses, já colhiam nos alagados próximos ao litoral. Outra versão afirma que esse prato foi a união do arroz com a feijoada, que tem origem africana ou portuguesa. O que se sabe é que ao longo dos séculos esse prato foi se popularizando por todo o país, passando a ser uma parte quase que indispensável da refeição dos brasileiros.Em Cuba denominam o arroz-com-feijão de Moros y Cristianos ou Congo, e na Costa Rica de Gallo Pinto, tradicionalmente acompanhado do molho Lizano".

E.

 "De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o arroz branco foi incluído na alimentação devido à forte influência portuguesa. Já o feijão, segundo publicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), incorporou-se à culinária primeiro com os indígenas - que comiam a leguminosa com farinha, e depois com os negros escravos, que tinham o hábito de ingerir feijão em todas as refeições. Mas foi Dom João VI quem primeiro apreciou no Brasil a mistura que até hoje sustenta milhares de pessoas.

Pois é.

A realidade é bem diferente.Preto Velho contando.pdf (30 kB)

Primeiro. Se os africanos plantam há 4 mil anos arroz. É óbvio que eles plantavam para comer! E, quando chegaram nas américas eles procuraram na medida do possível reproduzir seus hábitos que cultivavam na África. Leia Arroz africano - Juddith e Rosa set o4.pdf  e verá como isso ocorreu.

Em Cuba se come arroz com feijão, no estado da Carolina do Sul nos Estados Unidos  idem, na Costa Rica, Guiana também. Nestes países os indígenas são outros e a influência portuguesa é mínima. O que há em comum nestes países é a influência dos negros africanos.

O arroz do feijão com o arroz era o arroz quilombola, oryza glabérrima.

Mas e o feijão? Os feijões trazidos pelos negros eram as vignas unguiculatas (feijão caupi, feijão fradinho e feijão sopinha) e o feijão guandú. Eram com as vignas unguiculatas que os negros combivam com o arroz com feijão. Forma mais inteligente que combinar com os feijões americanos(preto, carioca, etc.) que  são mais indigestos.

Portanto a exemplo do reconhecimento da contribuição da cultura européia com o consumo de leite, cervejas, massas, pães e vinhos. Da contribuição da cultura indígena com o aipim, mandioca e amendoim. Da contribuição dos asiáticos, hindus e árabes. Todos com justiça. Reconheçamos, também, a contribuição dos povos originários do continente africano.

O principal prato da culinária brasileira. Que abrange todos os estados do país. O arroz com feijão é originário da África e veio com seus descendentes. 

Justiça seja feita.

Ver mais Diaspora africana.pdf  Rice in colonia Brasil.pdf  Preto Velho contando.pdf (30 kB)

 

Veja em Projeto Arroz Quilombola artigos a respeito da experiência do seu cultivo em comunidades rurais negras no estado do RS.

Culinária Negra Africana

O vídeo acima demonstra como o arroz está integrado aos hábitos da população negra africana.